Denúncia de Ato Abusivo e Vexatório no Hospital Regional de Santa Maria




Na data do dia  (29/10/2024), os funcionários da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria, foram surpreendidos por uma ação arbitrária e intimidatória liderada pelo Sr. Gustavo, Gerente Geral de Logística, acompanhado pelos Srs. Lucas, Gerente de Logística, Sidney, Chefe de Manutenção, Vanessa, Chefe da Hotelaria, e Adilson, Superintendente de Manutenção.


Sem aviso prévio, esses representantes da administração do hospital invadiram a UTI e os locais de repouso dos funcionários, utilizando alicates e tesouras para abrir armários individuais, expondo pertences pessoais dos funcionários. Essa ação foi realizada sob a alegação de busca por enxovais.


A operação, conforme declarado pelo Sr. Gustavo, visava resgatar enxovais armazenados em armários individuais, contudo, foi pressuposto para invadir a privacidade dos colaborados. No entanto, essa ação foi realizada sem comunicado prévio, e sem respaldo jurídico, causando extrema agitação no ambiente de trabalho.


Essa ação é inaceitável e configura-se como:


- Violação da privacidade e intimidade dos funcionários (art. 5º, inciso X, da Constituição Federal);

- Ameaça e intimidação (art. 21 da Lei 9.029/95);

- Abuso de autoridade (Lei 4.898/65);

- Violação do direito ao trabalho em ambiente saudável e seguro (art. 7º, inciso XXII, da Constituição Federal).


A equipe de enfermagem se sentiu e se sente humilhada e desrespeitada, expressando desejo de desistir do emprego devido à falta de respeito mútuo entre empregador e colaboradores.


Reivindicamos:


- Investigação imparcial e transparente;

- Medidas para proteger os funcionários;

- Responsabilização dos envolvidos;

- Implementação de políticas para prevenir futuros casos de abuso e intimidação;

- Reparação pública, por meio de:

    - Pedido oficial de desculpas da administração do hospital;

    - Reconhecimento do erro e da violação dos direitos dos funcionários;

    - Compensação moral e material para os funcionários afetados.


Exigimos respeito e consideração pelos direitos dos funcionários.


Além disso, é importante destacar  o Sr. Adisson durante a ação, exibiu uma atitude de superioridade, mencionando que seu tio é membro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), como se isso o tornasse imune a questionamentos ou responsabilização. Essa atitude é inaceitável e demonstra um claro abuso de poder.


Solicito que essa denúncia seja investigada e que medidas sejam tomadas para responsabilizar os envolvidos e prevenir futuros casos de abuso e intimidação.


Técnicos de Enfermagem

Hospital Regional de Santa Maria

Fonte da informação: Grupo de WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIADO OU MARCONI QUEM SAIRÁ VITORIOSO NESSE DUELO DE GIGANTES

MOVIMENTAÇÕES POLÍTICAS DE AGUAS LINDAS DE GOIAS E ENTORNO DO DF

SINDISPMAL