CDL ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
O QUE SIGNIFICA CDL - CÂMARA DE DIRIGENTES LOGISTAS ?
CDL é uma sigla para Câmara de Dirigentes Lojistas.
Mas o que é uma Câmara de Dirigentes Lojistas, não é mesmo? Vamos te explicar!
A Câmara de Dirigentes Lojistas é uma entidade de classe, formada por empresas associadas, criadas para representar o setor varejista em âmbito municipal. Ou seja, cada município pode ter uma CDL para representá-lo, uma vez que a presença local de uma CDL é a base para um sistema associativista forte.
E, sendo assim, as empresas associadas que formam uma CDL são responsáveis pela deliberação regular de providências, ações, estudos, estratégias, trocas de ideias e informações, bem como todo o necessário para o desenvolvimento da atividade lojista e da comunidade.
Contudo, para entender realmente o que é uma CDL, você precisa compreender como foi o início dessa jornada.
Como surgiu a primeira CDL?
Em 1950, um grupo de empresários se unem em busca de relacionamento, troca de conhecimento e representatividade na política local, fundando assim a primeira CDL, uma entidade de classe que reúne empresas em busca de um bem coletivo, alavancando os negócios.
A constante busca por aumentar as vendas, em conjunto com a criatividade brasileira do empresário e dos clientes, fizeram com que os lojistas brasileiros criassem a modalidade de pagamento por meio do crédito para consumo, conhecido popularmente como crediário, carnê, venda parcelada ou até o mesmo o antigo fiado.
Esta iniciativa do lojista, de financiar diretamente aos seus clientes, foi um sucesso, pois permitiu a realização de sonhos, e para os lojistas o aumento das vendas e acréscimo de ganhos financeiros, como juros, multa etc., tornando o negócio ainda mais lucrativo.
Considerando o sucesso do novo modelo de negócio, houve também um aumento de problemas de inadimplência e fraude. Afinal, como saber se aquele cliente é ou não um bom pagador? Será que ele já se beneficiou de algum crédito fornecido por outros lojistas? Será que ele possui financiamentos em aberto ou inadimplência?
Como este problema era comum entre diversos lojistas, eles perceberam a oportunidade de compartilhar informações sobre seus clientes inadimplentes dentro de um ambiente seguro e de confiança para transitar informações sensíveis, como potenciais clientes e bons ou maus pagadores, originando assim, o Serviço de proteção ao Crédito (SPC) dentro de uma CDL.
E, com o passar dos anos, houve uma grande evolução para que fosse possível chegar em um sistema que, atualmente, gera resultados incríveis para o mercado, para os empresários e para a população.
Como está o sistema atualmente?
A união de empresários por meio de CDLs e da prestação de serviço do SPC Brasil resultou na formação do Sistema CNDL, composto por 2.200 municípios, 27 Federações equiparadas, uma Confederação Nacional e o SPC Brasil, que se tornou uma empresa e uma plataforma tecnológica e integradora, conectando o sistema aos mais de 500 mil associados em todos os segmentos da cadeia produtiva (agronegócio, indústria, varejo, serviços etc.).
Com isso, os papéis/responsabilidades do Sistema CNDL podem ser definidos da seguinte maneira:
– CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) defende nacionalmente de forma institucional o desenvolvimento do varejo.
– FCDLs (Federação da Câmera de Dirigentes Lojistas) norteadora política, econômica e social do varejo nos Estados da Federação.
– CDLs (Câmera de Dirigentes Lojistas) desenvolve e fortalece a iniciativa privada por meio do associativismo, da defesa do interesse do varejo e difusão dos serviços do SPC Brasil em 2.200 municipios.
– SPC Brasil é a organização do Sistema CNDL responsável por conectar as informações dos mais de 500 mil associados, sendo assim o maior banco de dados da América Latina e responsável pelo compartilhamento de informações em um ambiente seguro por meio de sua plataforma tecnológica e integradora para soluções de Crédito, Cobrança, Antifraude, Marketing e Certificação Digital.
Você imaginou que CDL significava e envolveria tudo isso? Quando sabemos da história sempre fica mais fácil, e a história da CDL é muito enriquecedora. Isso porque ela está em constante evolução para poder ajudar empresas, independente de seus portes, contribuir com o sucesso dos empresários e com o bem-estar da comunidade.
COMO E QUANDO SURGIU A CDL DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS ?
1. Vamos contar um pouco da história da CDL e qual a expectativa para o Município.
A CDL de Águas Lindas de Goiás foi instituída e sua fundação se deu em 2004 pelo contabilista Aluísio da Artec, onde sua permanência como Presidente foi até 2020.
A CDL permaneceu ativa de 2004 até 2015.
Depois disso, teve sua atividade paralisada aproximadamente por 5 anos, até sua reestruturação no ano de (2020) tendo sido eleito como Presidente o senhor Waltenis Alves de Oliveira.
2. A CDL é uma empresa do Governo?
Não...!!
Porém, a Entidade obteve Título de Utilidade Pública, conforme Lei Municipal aprovada em dezembro de 2020, projeto apresentado pelo nobre vereador Éder Núnes e aprovada por unanimidade.
A CDL é uma instituição associativa privada e que tem por objetivo fomentar, proteger, defender e orientar a classe empresarial incentivado-os e orientado-os a se solidificarem e crescerem cada vez mais.
3. Quais os trabalhos desenvolvidos pela CDL em meio a pandemia?
Teve alguns programas, idéias como fabricação e distribuição de máscaras, orientação e defesa do associado diante dos decretos municipais de fechamento do comércio local e etc...
oficializando o Poder Executivo local e o Ministério Público da necessidade de flexibilização do Decreto editado naquele período.
4. Que tipo de relação podemos destacar entre CDL e empreendedor?
Uma relação amistosa de parceria e orientação e sempre visando o desenvolvimento econômico em defesa de uma economia forte e sustentável.
Ex: A CDL propõem mutirão em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio de acolhimento e orientação aos mais de 1099 contribuintes do MEI inscritos no município onde mais de 63,6% encontravam-se inadimplentes, deixando o município de arrecadar mais de R$ 30 mil reais mês só de ISS.
5. A CDL tem tido uma procura de empresários com intuito de empreender na cidade?
Sim, sempre que alguma empresa de médio ou grande porte tem interesse em investir no município, a grande maioria procuram a CDL como fonte e base de apoio para qual o tipo de melhor investimento deverá ser investido no município.
6. Com a pandemia, houve uma queda considerável, ou não, os dados são relevantes?
Não, mas se for no sentindo de queda no varejo, dependendo do tipo de comércio sim, ouve uma queda, mais a grande maioria dos empresários se reinventaram e buscaram novos métodos de driblar a crise e se mantiveram ativos, há casos de empresas que conseguiram crescer consideradamente com a crive, podemos citar por exemplo: o ramo das telecomunicações (Provedor de Internet) - O Provedor Local - Esse seguimento houve sim, um grande salto na demanda e procura por esse tipo de serviço devido ao ( home office e etc...), tivemos relato de empresários que até dobraram o número de colaboradores no período pandêmico.
7. Qual a principal queixa que a CDL tem ouvido dos empresários da cidade?
Uma das principais queixas é a ausência do Poder Público em acompanhar a real necessidade do empregador e gerador de emprego e renda, muita burocracia, principalmente no quesito alvarás por exemplo, onde os órgãos não se falam entre si e não estão interligados. (Secretaria de Industria e Comércio, Bombeiros e etc...)
8. E qual o posicionamento da CDL em relação ao Lockdown?
A CDL é totalmente contrária a esse tipo de procedimento, tanto é que posicionamos claramente contra os decretos, sejam eles do estado e/ou do município.
Acreditamos que o governo precisa monitorar a família contaminada e dar todo o amparo legal e financeiro para o sustento daquela família e mantê-los isolados até sua recuperação.
Investir em vacinas, prevenção, desfazer a Lei aprovada PEC 241 ou PEC 55 que trata-se duma limitação ao crescimento das despesas do governo principalmente na área da saúde. Acreditamos que essa PEC é criminosa e vai na contra mão do crescimento econômico, além de ceifar vidas em larga escala pelo baixo desempenho da saúde pública prestada a comunidade. O EMPRESÁRIO contribuinte não pode pagar essa conta pela falta de compromisso e responsabilidade da administração pública .
9. Ações efetivas do governo que seja favorável para o empresariado local.
Primeiro a desburocratização na emissão de documentos (ALVARÁS) e certificados que garantam o rápido funcionamento das empresas, dando-lhes a liberdade do pleno funcionamento.
10. Que tipo de ação seria eficaz para ajudar as empresas neste momento?
A primeira delas seria o mapeamento das empresas em dificuldade e em parceria com o SEBRAE e Secretaria de Indústria e Comércio, ajudar esse empresário a conseguir recurso, destinado, aprovado e já liberados pelo governo federal e estadual.
11. Qual o sentido de empreender em momentos de crise?
É acreditar que mesmo em tempo de crise é possível sim, investir e obter resultado positivo, claro que para alcançar o sucesso é importante obter informações como populacional, perfil de consumo e etc...
12. Poderia indicar alguns caminhos e oportunidade?
Bom: o caminho é buscar sempre se reciclar, estar aberto a novas idéias, ouvir muito, nunca tomar decisões no calor da emoção e aproveitar cada aprendizado para se auto reciclar..
13. Mas como colocar em prática esse empreendedorismo no atual cenário econômico?
É importante que antes de fazer um investimento, faça uma sondagem com as instituições para obter mais segurança e evitar cada centavo desperdiçado. Verificar o perfil comportamental do consumidor seria uma alternativa antes de fazer o investimento.
14. Os números apresentados até agora são positivos?
Sim, são positivos, embora tivemos uma crescente onda de desemprego no regime CLT, e tivemos um forte crescimento da informalidade. Então acho que esse é o momento do governo aproveitar esse profissional que trabalhou a vida toda numa determina empresa, mas que não estava preparado para ter seu próprio negócio.
15. Considerações finais.
Agradecer a PRIME CONTABILIDADE na pessoa do nobre colega, professor, contabilista e Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Município, EMANUEL é um empreendedor visionário e está sempre aberto a novos desafios, aprender com ele é abrir a mente para um novo horizonte.!
Sugestão para leitura: "O Segredo de Luísa" do autor: "Fernando Dolabela"
Waltenis - Presidente CDL





Comentários
Postar um comentário